Segundo um relatório da ONG Transparência Internacional publicado nesta terça-feira (9/7). No Brasil, o número de pessoas pesquisadas que acham que os partidos políticos são corruptos chega a 81%. O Congresso vem logo atrás, com 72% dos brasileiros opinando que é afetado pela corrupção, sendo seguido pela polícia, com 70%, pelos serviços médicos e de saúde (55%) e pelo Judiciário (50%). No Brasil apenas 21% dos cidadãos pesquisados consideram que as medidas adotadas por seus governos para lutar contra a corrupção são eficazes, enquanto 56% dos acreditam que o governo é "ineficaz ou "muito ineficaz" no combate à corrupção.
Os resultados da pesquisa, intitulada Barômetro da Corrupção Global 2013 e realizada em 107 países, mostram que 27% das pessoas interrogadas afirmam que nos últimos 12 meses precisaram pagar subornos para ter acesso a alguns serviços públicos ou a algumas instituições. A ONG publica a cada ano a classificação da percepção da corrupção no mundo.
Leia mais notícias em Brasil
A Transparência Internacional recomenda que os responsáveis políticos tornem públicas suas declarações de patrimônio, assim como as de suas famílias. Além disso, convoca os partidos políticos a declararem as fontes de financiamento e suas receitas para saber "claramente quem os financia e revelar potenciais conflitos de interesse". Os cidadãos são muito mais críticos com seus dirigentes em relação à corrupção desde o início da crise financeira em 2008, assegura a ONG.