Jornal Correio Braziliense

Brasil

Vinte e seis pessoas foram detidas com material para depredação em BH

Um dos detidos, na Região de Venda Nova, é foragido da Justiça, segundo a polícia



Segundo a Polícia Militar (PM), seis pessoas, com idade entre 18 e 31 anos, foram flagradas na Avenida Santos Dummont, no hipercentro de BH. Foram apreendidas mochilas com bolas de gude, pedaços de ferro, garrafas, bolas de chumbo, armas brancas, como facas e canivetes, e outros materiais que poderiam ser usados para depredar bens públicos ou ataques durante os protestos.

No Bairro Serrano, na Região Noroeste da capital, cinco pessoas, com idade entre 15 e 24 anos, foram detidas na Rua Ondina Pedrosa. Eles carregavam duas caixas de rojão, bolas de gude, pedaços de madeiras, garrafas de vinagre, camisas para troca, máscaras, diversas pedras, entre outros. De acordo com o Tenente Rogério Mom, do 34; BPM, os cinco rapazes foram identificados durante uma operação especial da polícia que acontece hoje durante o o jogo do Brasil e Uruguai, no Mineirão.

Na mesma região, um jovem de 23 anos foi detido no cruzamento da Avenida Américo Vespúcio com Presidente Antônio Carlos. Com ele, foram apreendidos diversos parafusos, máscaras e capacetes.

Ainda segundo a polícia, dois jovens de 22 anos, sendo um foragido da justiça, foram presos no Bairro Serra Verde, na Região de Venda Nova. Além de diversos materiais para depredação, eles portavam máscaras de gás e proteção peitoral.

Começo da noite
No início da noite de hoje, outras 12 pessoas foram presas portando material para depredação, na capital mineira. No Bairro São Luiz, Região da Pampulha, cinco pessoas com idade entre 18 e 24 anos foram presas por dano ao patrimônio público.

Os militares do 16; Batalhão também prenderam três rapazes na Avenida Antônio Carlos, dentro da Universidade Federal de Minas Gerais, na Região da Pampulha, carregando mochilas com materiais para depredação. No Bairro Palmeiras, mais duas pessoas foram presas com bolas de sinuca e máscaras.

Mais um homem foi preso, na noite desta quarta-feira, depois de atear fogo em um ônibus no Bairro Cruzeiro do Sul, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O motorista ficou ferido, mas os 30 passageiros que estavam no veículo conseguiram escapar rapidamente do coletivo. Outra pessoa foi detida tentanto atear fogo no centro de BH. Todos os suspeitos detidos estão sendo levados para delegacias da capital mineira.

Balanço parcial de prisões e apreensões
A Polícia Civil informou que até as 19h desta quarta-feira, 24 pessoas haviam sido encaminhadas à Central de Flagrantes, no Bairro Floresta, por envolvimento em atos de vandalismo praticados durante as manifestações populares, em Belo Horizonte. Apenas um dos conduzidos ficou preso até o momento. Ele foi identificado como Lucas Campos dos Santos, de 22 anos, condenado por uso de drogas e porte ilegal de arma, e possuía mandado de prisão por não comparecimento à Justiça durante cumprimento de pena em regime semi-aberto.

Oito dos demais conduzidos foram ouvidos e liberados, como determina a lei, por prática de crime de menor potencial ofensivo. Eles tinham idade entre 18 e 31 anos, não possuíam antecedentes. Todos continuarão sendo monitorados pelos policiais civis e responderão a inquérito criminal em liberdade. Foram apreendidos com os suspeitos, artefatos explosivos, bolas de gude, máscaras, luvas, facas e aparelhos celulares com mensagens de incentivo à violência.

Os outros 15 conduzidos chegaram à Central de Flagrantes às 18h30, em um ônibus, após os flagrantes. Eles ainda estão sendo ouvidos para que a situação de cada um seja definida e a ficha criminal levantada.