Rio de Janeiro - Manifestantes iniciaram, por volta das 13h desta terça-feira (18/6), um ato pacífico nas escadarias da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) contra as ações de vandalismo cometidas na noite de segunda-feira (17/6). Homens do Batalhão de Choque foram chamados e cercaram a frente do prédio ; atingido por pedras, que quebraram cerca de 30% das vidraças. Houve também tentativas de incêndio.
[SAIBAMAIS]Carregando cartazes com dizeres contra atos de vandalismo e segurando flores brancas, os manifestantes protestaram contra as ações que resultaram também na pichação da Igreja São José e do Paço Imperial. ;A gente está tentando desvincular esse vandalismo todo da passeata, que ocorreu de forma pacífica, com intenção de não ter qualquer tipo de violência. Mas infelizmente, é sempre a minoria que faz a fama da maioria;, disse Fernando Lima Contar, estudante de administração na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
;O real motivo da manifestação ; não só no Rio, mas em todo o Brasil ; é mostrar a indignação do povo com várias coisas. O valor da passagem foi só a gota d;água para tudo acontecer. Nossa intenção aqui é mostrar que o povo é contra a violência e a favor da manifestação pacífica. Repudiamos o que aconteceu aqui ontem;, ressaltou Luiz Fernando, que estuda design gráfico no Instituto de Tecnologia (Infnet).
;Queremos tirar a imagem de vandalismo. Não é essa nossa intenção. Queremos só o nosso direito;, ressaltou a estudante de Enfermagem na Universidade do Grande Rio (Unigranrio) Vera Lúcia dos Santos.