O 17 de junho entrou para a história do Brasil. Em um espantoso movimento de massa, mais de 250 mil pessoas tomaram as ruas das capitais do país para expressar insatisfação política. Mas os ânimos parecem não ter se acalmado. Ainda nesta terça-feira (18/6), a "Marcha do Vinagre", como foi apelidada, deve cruzar o oceano e mobilizar moradores da Europa que desejam prestar solidariedade aos protestos realizados pelos brasileiros.
[SAIBAMAIS]Um evento criado no Facebook, uma das principais redes sociais utilizadas para organizar as manifestações, convida pessoas a saírem às ruas em diversas metrópoles do mundo em solidariedade aos brasileiros. Com o nome "Democracia não tem fronteiras", o evento propõe eventos como #ParisWithBrazil, #LondonWithBrazil e diversas outras cidades. As manifestações estão previstas para começarem às 17h, seguindo o fuso horário de cada local.
Na página da passeata de Londres, o organizador explica que o Brasil está em crise, e que a intenção é ir para a frente da embaixada brasileira e demonstrar suporte ao movimento.
Mídia internacional
O jornal espanhol El País reporta de forma positiva as movimentações. De acordo com manchetes, Brasil "vive sonho de democracia" com protestos. Na britânica BBC, a segunda matéria mais lida do site fala sobre os protestos brasileiros. As manifestações também foram destaque na CNN, em que uma matéria sobre a violência da polícia em São Paulo, na última quinta-feira (13/6) ficou entre as mais lidas e o artigo de um brasileiro Phillip Viana destacou que o Brasil passa por um colapso na infraestrutura, nos portos, nos aeroportos, no transporte público, na saúde e na educação. Protestos devem tomar conta de diversas cidades estrangeiras nesta terça-feira (18/6).