Jornal Correio Braziliense

Brasil

Ministra cobra desoneração de tributos para resolver problema em tarifas

Em várias cidades, o aumento das tarifas tem gerado protestos. A capital paulista registrou nessa quinta-feira o quarto dia de manifestações

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Ideli Salvatti, disse nesta sexta-feira (14/6) que o governo está preocupado com a situação do transporte público no país. Em várias cidades, o aumento das tarifas tem gerado protestos. A capital paulista registrou nessa quinta-feira (13/6) o quarto dia de manifestações. Segundo a ministra, o transporte coletivo no Brasil ;é caro, ineficiente e não é adequado à necessidade da população;.

[SAIBAMAIS]Para Ideli, os protestos são legítimos já que a população tem motivos para se manifestar em relação ao transporte coletivo. Ela destaca, entretanto, que episódios de violência são inadmissíveis. ;Em hipótese alguma podemos admitir violência, nem dos manifestantes, depredação, nem da polícia militar.; Segundo ela, as obras de mobilidade urbana são algumas das alternativas em que o governo vem investindo para mitigar o problema. "Não dá para a gente escantear e dizer que o transporte coletivo não tem os seus problemas. Ele é caro, é insuficiente, tem pessoas que levam 3, 4 horas para ir e voltar e cumprir suas tarefas. O [problema com o] transporte coletivo precisa ser equacionado. É um problema caro, que afeta milhões de pessoas;.