Jornal Correio Braziliense

Brasil

Ministro da Justiça condena atos de violência em protestos em São Paulo

O ministro ponderou que a sociedade tem o direito de reivindicar, mas sem usar de vandalismo

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, condenou nesta quarta-feira (12/6) os atos de violência praticados, em São Paulo, por manifestantes contrários ao reajuste dos preços das passagens dos transportes públicos. ;É um absurdo. Não é assim que se vai conseguir qualquer reivindicação. Vivemos em uma democracia;, disse Cardozo, depois de reunião com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

[SAIBAMAIS]O ministro ponderou que a sociedade tem o direito de reivindicar, mas sem usar de vandalismo. ;É legítimo que as pessoas expressem suas opiniões, mas nunca com violência, com atos de vandalismo. Temos um Estado Democrático de Direito e temos que aprender a conviver nesse espaço. Não é com vandalismo que vamos conseguir chegar a resultados positivos dentro daquilo que queremos;, argumentou o ministro.



Na terça-feira (11/6) ; terceiro dia de protestos contra o aumento da passagem, que passou de R$ 3 para R$ 3,20 no último dia 2 ; 17 pessoas foram presas, durante uma manifestação à noite. Seis delas, encaminhadas ao 78; Distrito Policial (DP), foram liberadas por terem cometido atos de menor gravidade, como pichação, desacato a autoridade e obstrução de vias. O Movimento Passe Livre, que organiza os protestos, programou duas manifestações na semana passada, nas quais também ocorreram confrontos com a polícia. Um novo ato está marcado para amanhã (13).