Jornal Correio Braziliense

Brasil

Terenas são recebidos pelo ministro da Justiça e prometem fim de invasões

O problema é que não há previsão jurídica para isso. Portanto, um fórum será montado, em 15 dias, para discutir as alternativas para a crise

Para resolver o impasse em torno das terras nos municípios de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti, disputadas por fazendeiros e índios de Mato Grosso do Sul, o governo federal decidiu estudar uma série de medidas, entre elas, a de indenizar os ruralistas que têm títulos de propriedade outorgados pelo estado. A informação foi dada pelo secretário nacional de Articulação Social da Presidência da República, Paulo Maldos, na tarde de quinta-feira (6/6). Segundo ele, informações obtidas pelos envolvidos no conflito mostram que 90% dos casos seriam pacificados se a União pagar pelas terras. O problema é que não há previsão jurídica para isso. Portanto, um fórum será montado, em 15 dias, para discutir as alternativas para a crise. Os índios da etnia Terena garantiram que darão uma tréguas nas invasões.



[SAIBAMAIS]O fórum foi anunciado pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, depois de uma reunião de quase cinco horas com lideranças terenas de Mato Grosso do Sul, que contou também com a participação do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho; do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams; e de Paulo Maldos. Embora tenha evitado detalhar a proposta levantada horas antes por Maldos, Cardozo ressaltou que todas as possibilidades serão estudadas pelo fórum ; que contará com representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), da Advocacia-Geral da União (AGU), e de representantes dos Três Poderes estaduais. ;Há questões jurídicas que precisam ser avaliadas;, disse Cardozo.