O sistema de transporte público do país vai atender às necessidades dos grandes eventos que o Brasil vai sediar nos próximos anos, segundo avaliou nesta terça-feira (4/6) o presidente da Associação Nacional de Transporte de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Joubert Flores, no lançamento do Balanço do Setor Metroferroviário 2012/2013.
Ao apresentar os resultados do balanço, Flores disse que ;as cidades-sede estão se preparando e o sistema poderá atender às necessidades da população e dos turistas, conjugados com outros meios de transporte de massa;. Segundo ele, esse exemplo ;ficou demonstrado no recente teste do Maracanã [Estádio Jornalista Mário Filho, no Rio] com o jogo Brasil x Inglaterra;.
De acordo com o dirigente, com a estrutura atual, o Brasil ;não vai passar vergonha; com o transporte público na Copa das Confederações, que começa este mês. Ele ainda lembrou que o calendário de grandes eventos terá continuidade com a Jornada Mundial da Juventude, em julho; a Copa do Mundo de 2014; e as Olimpíadas de 2016.
A ANPTrilhos, segundo site da entidade, representa 92% de todo o transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil, congregando quatro das maiores operadoras metroferroviárias do pais.
Mesmo com o otimismo, o presidente da ANPTrilhos lamentou que três dos cinco empreendimentos previstos até a Copa de 2014 não serão concluídos a tempo e por isso foram retirados da matriz de responsabilidades do governo: o VLT de Brasília, o monotrilho de São Paulo (Linha 17) e o monotrilho de Manaus.
Os outros dois projetos em desenvolvimento para 2014 são o VLT de Cuiabá e o VLT de Fortaleza, cujas obras, segundo o presidente da associação ;têm grande chance de ficar prontas;, embora também enfrentem problemas: o de Cuiabá com o Ministério Público e a Justiça Federal, e o de Fortaleza com desapropriações de áreas essenciais para a passagem da via.
Mas Joubert Flores acredita que, mesmo nas cidades onde os projetos não forem concluídos, não haverá problemas para transportar os torcedores e os turistas com os meios já existentes, como metrôs e trens. Para a Copa das Confederações, que será realizada este mês em Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza e Recife, a expectativa também é otimista, já que o sistema metroviário tem capacidade para transportar até 60 mil passageiros por hora em cada sentido.
[SAIBAMAIS] De acordo com o balanço da ANPTrilhos, em 2012, o Brasil transportou em trens e metrôs 2,6 bilhões de passageiros, o que representa um crescimento de 8% em relação a 2011. A previsão para 2013 é aumento de 10%, mas Flores considera o desempenho muito abaixo do que pode alcançar um país de 200 milhões de habitantes. Segundo ele, foram transportados diariamente 9 milhões de passageiros, menos de 5% da população brasileira, mesmo considerando-se um crescimento de 3,8% no movimento diário em relação a 2011.
O motivo dessa situação é que ;o crescimento da malha ferroviária de passageiros não acompanhou o crescimento da demanda;, explicou Flores, já que nenhum novo sistema de transporte de passageiros sobre trilhos foi implantado no Brasil desde 2010. O aumento da rede alcançou 3,2% em 2012, na comparação com o ano anterior.
Atualmente, o país conta com 15 sistemas urbanos de transporte de passageiros sobre trilhos implantados em 11 estados - menos da metade das unidades federativas - e totalizou, em 2012, 1.028 quilômetros de trilhos, divididos em 38 linhas, 491 estações e 3.919 vagões.
De acordo com a ANPTrilhos, entre 2011 e 2012, não houve investimentos significativos na acessibilidade do cidadão. ;Se for considerada a Linha Sul do metrô de Fortaleza, inaugurada em junho de 2012, verifica-se que apenas essa nova linha entrou em operação, e mais quatro estações foram inauguradas em outras linhas existentes;.
Atualmente, de acordo com os dados da entidade, há mais de 20 projetos do setor metroferroviário para serem implantados, entre novos sistemas, ampliação e modernização das linhas existentes e ampliação da frota, em um total de mais de R$ 11 bilhões em investimentos.