Jornal Correio Braziliense

Brasil

Chuva de granizo destrói lavouras e cobre rodovia em Itamogi, no Sul de MG

As pedras de gelo cobriram totalmente a BR-491. Motoristas chegaram a se esconder em postos de combustíveis para evitar os prejuízos nos veículos



Marcelo Cardeal, gerente da MP Comércio Exportação de Café, registrou imagens do estrago na lavoura. Segundo ele, os produtores tinham sido alertados pelo serviço de meteorologia, mas não esperavam um estrago tão grande. "Estragou bastante, onde pegou [o granizo], em uma área de mais ou menos mil hectares, calculamos uma perda de 30% da produção de café", conta.


De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, do ClimaTempo, o granizo foi provocado por uma frente fria que chegou de São Paulo à Minas. "Essa frente fria veio rapidamente de São Paulo ontem (segunda-feira) e hoje uma nova frente chegou ao estado. Por isso, aconteceu essa chuva", explica.

A massa de ar frio se desloca para a Região Metropolitana de Belo Horizonte nesta madrugada. "Nesta quarta-feira a temperatura máxima deve ficar em torno de 23;. Podemos ter chuva durante o dia. Não podemos prever o granizo, mas há possibilidade de cair na Região da Zona da Mata", diz o meteorologista.

De acordo com a Polícia Militar (PM), nenhum chamado foi registrado refente ao temporal.

Temporal no Sul de Minas


Em Varginha, 11 pessoas ficaram desalojadas no fim da tarde de segunda-feira depois que um barranco deslizou, derrubando um muro sobre quatro casas geminadas, que tiveram a estrutura abalada. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os moradores ficaram ilhados dentro dos imóveis. Choveu forte na cidade por cerca de três horas. Ninguém ficou ferido.