Jornal Correio Braziliense

Brasil

Familiares e amigos se despedem nesta manhã do empresário Roberto Civita

O empresário morreu nesse domingo, no Hospital Sírio-Libanês, na Bela Vista, região central de São Paulo, onde estava internado desde fevereiro



;Gosto de ser editor e o que eu sei fazer é revista;, costumava repetir o empresário, que nasceu em Milão e morou em Nova York de 1939 a 1949. Ele chegou a cursar Física Nuclear na Universidade Rice, no Texas, mas interrompeu o curso e trocou por jornalismo e economia na Universidade da Pensilvânia. Ele estagiou durante um ano e meio na editora Time Inc, que controlava as revistas Time, Life e Sports Illustrated.

[SAIBAMAIS]Em 1958, já em São Paulo, foi indagado pelo pai sobre o que pretendia fazer e ele respondeu: ;Quero fazer uma revista de informação semanal, como a Time, uma revista de negócios como a Fortune e uma revista como a Playboy;. Em 11 de setembro de 1968, chegou às bancas a primeira edição de VEJA. Roberto Civita participou ainda do lançamento das revistas Realidade, Exame, Quatro Rodas e Playboy. Na década de 1990, ele fundou a MTV.

Dedicação

No período da ditadura, quando o governo militar endureceu o regime com a decretação do Ato Institucional n; 5 em 13 de dezembro de 1968, a capa da edição de Veja trouxe uma foto do general-presidente Arthur da Costa e Silva sentado, sozinho, no plenário do Congresso que o AI-5 havia fechado. Os chefes militares não gostaram da imagem, e ordenaram a apreensão de todos os exemplares. Após isso, foi instaurada uma censura prévia na publicação.

Roberto Civita dedicou 55 de seus 76 anos à paixão de editar revista. ;Ninguém é mais importante que o leitor, e ele merece saber o que está acontecendo;, era outra frase que sempre repetia aos recém-contratados da empresa. Apesar da dedicação excessiva ao trabalho, estava sempre risonho, cordial e nunca deixou o otimismo de lado. Aos seus empregados, costumava perguntar se estavam se divertindo, pois, para ele, nenhuma atividade valia a pena se não fosse praticada com prazer.