Jornal Correio Braziliense

Brasil

Boato falso sobre suposto fim do Bolsa Família provoca caos em 12 estados

Informações desencontradas levam uma multidão a agências bancárias e geram confusão. Planalto garante a manutenção do programa e coloca a Polícia Federal para investigar a origem dos rumores

; Juliana Braga
; Érica Paula




A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, evitou "antecipar" qualquer tipo de suspeita, mas disse não acreditar em motivação política. "Não consigo entender o que alguém ganharia divulgando esse tipo de informação. O governo não vai ser prejudicado", afirmou. Segundo ela, a população é que sofre, porque teve que correr para os bancos, ficou preocupada e enfrentou filas. ;O ministro da Justiça (José Eduardo Cardozo) já tomou providências, determinou abertura de inquérito policial para que possamos entender o que aconteceu e, principalmente, evitar que isso volte a ocorrer;, informou a ministra. ;Não existe qualquer motivação, seja operacional, seja política, para que a gente pudesse levantar esse tipo de intranquilidade para a população;, explica.

A demora na resposta aos rumores inquietou a presidente Dilma Rousseff. A Caixa, responsável pelos pagamentos, soltou nota somente à meia-noite de sábado. O MDS publicou informe em seu site às 2h50 de sábado para domingo. Somente ontem foi convocada uma coletiva pela ministra Tereza Campello, a quem Dilma pediu que usasse a mídia, na tentativa de fazer a informação chegar mais rápido aos beneficiários. ;A presidente está monitorando o assunto. O Bolsa Família é um dos programas principais do governo federal, é a base do Brasil sem Miséria. É preocupação da presidente Dilma que nós todos estejamos atentos para que nada possa prejudicar os pagamentos das famílias;, relata a ministra.