Jornal Correio Braziliense

Brasil

Ivete Sangalo será nomeada embaixadora da ONU contra o tráfico de pessoas

Por sugestão do Ministério da Justiça, a cantora baiana será nomeada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) durante o lançamento da Campanha Coração Azul no Brasil



Crime recorrente

O tráfico de pessoas é um crime que explora impiedosamente mulheres, crianças e homens para inúmeros propósitos, incluindo trabalho forçado e sexo. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que, em todo o mundo, mais de 20 milhões de pessoas sejam vítimas de trabalho forçado, incluindo vítimas de tráfico humano para exploração sexual e de trabalho.

Segundo o Relatório Global sobre Tráfico de Pessoas 2012, publicado em dezembro pelo UNODC, 27% de todas as vítimas de tráfico de pessoas oficialmente detectadas no mundo entre 2007 e 2010 eram crianças. No Brasil, o trabalho escravo corresponde a dois terços dos inquéritos relacionados a tráfico de pessoas instaurados pela Polícia Federal entre 2005 e 2011, de acordo com um estudo elaborado pela Secretaria Nacional de Justiça, em parceria com o UNODC.