<div style="text-align: justify"><span style="font-weight: bold">São Paulo ; </span>Das 5.394 mortes no trânsito notificadas em todo o estado de São Paulo em 2011, 2.114 (39%) foram pedestres, 1.721 motociclistas, 1.273 passageiros de veículos automobilísticos e 286 ciclistas. Em 2010, o número de mortes de pedestres por atropelamento em São Paulo foi 9% menor, com o registro de 1.968 óbitos no estado. Os dados , divulgados nesta quinta-feira (2/4), constam de um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde.<br /><br />;De todas as vítimas que sofrem acidentes de trânsito, os pedestres são aqueles que morrem mais. Isso já é uma coisa previsível porque se levarmos em consideração a energia envolvida entre colisões de dois objetos, sendo uma delas o pedestre, essa energia transferida para o pedestre é muito grande comparada com a de uma pessoa que está dentro de um veículo. Dentro de um veículo existe uma série de equipamentos de proteção e de estruturas metálicas que vão absorver essa energia. Já o pedestre não. Toda energia envolvida numa colisão é transferida para o corpo, causando lesões graves, muitas vezes incompatíveis com a vida;, explicou Gustavo Feriani, supervisor médico do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgência (Grau) da secretaria, em entrevista à Agência Brasil.<br /><br /><a href="#h2href:%7B%22titulo%22:%22Pagina:%20capa%20-%20politica%20brasil%20economia%22,%22link%22:%22%22,%22pagina%22:%22245%22,%22id_site%22:%2233%22,%22modulo%22:%7B%22schema%22:%22%22,%22id_pk%22:%22%22,%22icon%22:%22%22,%22id_site%22:%22%22,%22id_treeapp%22:%22%22,%22titulo%22:%22%22,%22id_site_origem%22:%22%22,%22id_tree_origem%22:%22%22%7D,%22rss%22:%7B%22schema%22:%22%22,%22id_site%22:%22%22%7D,%22opcoes%22:%7B%22abrir%22:%22_self%22,%22largura%22:%22%22,%22altura%22:%22%22,%22center%22:%22%22,%22scroll%22:%22%22,%22origem%22:%22%22%7D%7D"><span style="color: #ff0000; font-weight: bold">Leia mais notícias em Brasil</span></a><br /><br />O pedestre, segundo Feriani, pode ter ;lesões de todos os órgãos;, pois geralmente sofre dois impactos: um contra o veículo e o outro contra o chão. ;O mais comum é ele ter fraturas de membros, de bacia e trauma de crânio;, disse.<br /><br />Os automóveis são os principais responsáveis pela morte de pedestres, seguidos pelos ônibus e veículos motorizados de duas ou três rodas, indicou o levantamento. O número de internações de pedestres, de acordo com a pesquisa, cresceu: passou de 10.155 em 2010 para 10.548 em 2011.<br /><br />Feriani ressaltou a importância do pedestre respeitar a sinalização para evitar o atropelamento. Segundo ele, a pessoa deve sempre atravessar a rua na faixa ou usar as passarelas, olhar para os dois lados antes de iniciar a travessia e respeitar os sinais de trânsito.</div>