Jornal Correio Braziliense

Brasil

Universidades públicas são as que mais aprovam em provas da OAB

Curso de direito da USP de Ribeirão Preto foi o mais eficiente no 9º Exame de Ordem. A Universidade de Brasília ficou em 15º lugar. Das 50 instituições de ensino superior com maior índice de sucesso, só três são privadas

O último exame unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que teve o menor índice de aprovação da série histórica, confirmou: os melhores cursos de direito estão nas universidades públicas. Lista divulgada ontem pela OAB mostrou que, entre as 50 instituições que mais aprovaram candidatos a advogado, apenas três são particulares: Faculdade Baiana de Direito (26;), Faculdades Integradas de Vitória (42;) e Universidade Salvador (48;). As 25 instituições que lideram a lista são públicas e ostentam índices de aprovação que vão de 76% a 48,42% dos alunos que prestaram o exame.


A melhor taxa de sucesso foi obtida pelo curso de direito do campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (SP), com 19 aprovados entre 25 candidatos. A única escola do Distrito Federal a figurar na lista é a da Universidade de Brasília (UnB), que ficou em 15; lugar. Para elaborar o ranking, a OAB considerou apenas os estabelecimentos com mais de 20 estudantes inscritos.