Jornal Correio Braziliense

Brasil

Sobe para 33 o número de mortes provocadas pela chuva em Petrópolis

Cerca de 70 homens do Corpo de Bombeiros e do Exército trabalham nas buscas, que estão concentradas em quatro pontos diferentes às margens da BR-040



Nesta sexta-feira (22/3), a secretaria envia para Petrópolis e para Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, 3 mil frascos de hipoclorito e 2 mil folders de orientações para ações em momentos de chuvas fortes e 2 mil sobre leptospirose. A localidade de Xerém, em Duque de Caxias, ficou inundada com a cheia do Rio Saracuruna.

O Ministério Público (MP) ingressou ontem (21) com uma ação para que a Prefeitura de Petrópolis, o governo do estado e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) façam obras para evitar o transbordamento dos rios Quitandinha e Piabanha, que provocaram enchentes na região.

Além disso, o MP também exigiu dois tipos de indenização: uma pelas perdas patrimoniais das vítimas das enchentes e outra por dano moral coletivo, com verba destinada ao Fundo Nacional dos Direitos Difusos. A ação pede ainda que seja elaborado, em um prazo de 30 dias, um projeto de engenharia e a recomposição da mata no entorno dos rios. O prazo para execução das obras é 180 dias.

O MP prepara uma segunda ação, pedindo que sejm apontadas soluções para o problema das encostas no município, como obras de contenção e remoção de moradoes de risco.

O tempo continuará instável no estado. O céu permanecerá nublado, com previsão de chuva ao longo do dia em todas as áreas. As temperaturas irão variar de 12 graus Celsius, a mínima, na região Serrana, e a máxima, 30 graus Celsius, na região metropolitana do Rio.