Jornal Correio Braziliense

Brasil

Polícia Federal apreende quase meia tonelada de cocaína, em Minas Gerais

Droga estava em avião, no Triângulo Mineiro. Produto é avaliado em R$4 milhões

A Polícia Federal está à procura de parte de uma quadrilha de traficantes de droga que foi desmantelada na tarde desse sábado, em Indianópolis, no Triângulo Mineiro. A operação da PF, que interceptou um avião bimotor, resultou na prisão de sete pessoas, na morte de um suspeito e na apreensão de 447 quilos de pasta base de cocaína. O produto está avaliado em cerca de R$ 4 milhões, segundo cálculos da polícia.



O delegado Carlos Henrique explicou que a aeronave não foi interceptada de imediato porque os policiais desconfiavam que o segundo equipamento chegaria pouco depois da primeira. Foi justamente nesse intervalo que os traficantes foram surpreendidos e presos pela PF.

O grupo estava em uma Toyota Hilux e em uma outra Strada branca. Em seguida, os traficantes, ficaram escondidos em um canavial juntamente com os agentes, enquanto o segundo avião aterrissava.

Assim que o bimotor tocou a pista, o piloto recebeu uma ordem de parada, mas não obedeceu e fez uma manobra brusca. Em resposta, um policial atirou em um dos motores do avião e, em seguida, no suspeito. Com isso, a aeronave finalmente parou de funcionar. Ferido, o piloto recebeu atendimento e foi resgatado por um helicóptero da Polícia Militar de Uberlândia, porém não resistiu.

Dentro na aeronave interceptada, a PF encontrou 447 quilos de pasta base de cocaína e dois galões de combustível de avião. O delegado Carlos contou que os traficantes retiraram os bancos dos passageiros para o transporte da droga.

O policial revelou ainda que o GPS da aeronave indicou que a mesma havia decolado da Bolívia por volta da 7h de sábado (horário de Brasília). O bimotor é equipado com um dispositivo que permite que o avião seja reabastecido no ar.

Os traficantes têm, em sua maioria, ficha criminal por tráfico, roubo e porte ilegal de arma. O grupo foi conduzido para o presídio Professor Jacy de Assis, em Uberlândia.