Jornal Correio Braziliense

Brasil

Sesc e Senac promovem ações para internas de complexo penitenciário no Rio

Rio de Janeiro - O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em parceria com o Serviço Nacional do Comércio (Sesc) promovem nesta quarta-feira (26/2) e nesta quarta-feira (27/2) uma série de ações sociais para as mais de 800 detentas da Penitenciária Nelson Hungria e da Cadeia Pública Joaquim Ferreira de Souza, ambas no Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste do Rio.

A estimativa do Senac é atender cerca de 200 mulheres, que terão oportunidade de fazer cursos de corte de cabelos e de modelagem com escova. A iniciativa faz parte do projeto Liberdade Qualificada, uma parceria do Senac com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), estabelecida em novembro do ano passado, para oferecer qualificação profissional às detentas.

[SAIBAMAIS]De acordo com a gerente de Responsabilidade Social do Senac, Ana Paula Nunes, o objetivo dessas ações é levantar a autoestima das detentas e oferecer a elas melhor perspectiva de futuro. "Nosso intuito é dar coragem a essas mulheres;.



Os coordenadores dos cursos são ex-alunos do programa Senac nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). ;Com essa integração social nós podemos dar autoestima para que essas mulheres possam seguir em frente no seu processo de reinserção na sociedade", disse Ana.

O Programa Sesc na Comunidade, que visa melhorar a qualidade de vida da população, presta informações sobre tuberculose, doenças sexualmente transmissíveis e autoexame de mamas, além de fornecer serviços de saúde como medição de pressão arterial e de glicose. A previsão é atender todas as internas das duas instituições. O projeto também oferece oficinas de geração de renda com foco em sustentabilidade.

"Vamos promover inúmeras atividades nos mais diversos segmentos. Essa parceria serve justamente para isso. O Sesc insere essas pessoas na sociedade através dessas ações, e o Senac as capacita para uma vida melhor quando deixarem a prisão", disse a gerente de Responsabilidade Social Corporativa do Sesc, Helen Pedroso.