Brasília - O presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, disse nesta sexta-feira (22/2) que vetará a possibilidade de uma mesma empresa ser operadora de uma ferrovia e utilizar a estrada para transportar carga própria.
A estatal quer evitar que nas futuras licitações a empresa ganhadora do direito de operação prejudique outras companhias que necessitam do serviço de transporte oferecido na ferrovia. "A gente não quer que haja percepção de favorecimento de uma empresa em detrimento de outra", disse hoje (22) Bernardo Figueiredo ao antecipar que vetará o transporte de cargas próprias operadoras das ferrovias.
A EPL vai licitar 12 trechos ferroviários previstos no Programa de Investimentos em Logística. O primeiro deles será o que liga Açailândia (MA) ao Porto de Vila do Conde, em Belém (PA).
As ferrovias receberão R$ 91 bilhões em investimentos por meio de parcerias público-privadas. Entre os 12 trechos previstos estão os ramos norte e sul do Ferroanel, em São Paulo e o acesso ao Porto de Santos, desde Ribeirão Pires, passando por Raiz da Serra e Cubatão.
Há a ligação entre Mato Grosso, onde é grande a produção de grãos, e a região de Lucas do Rio Verde. Na estrada, haverá escoamento de 37 milhões de toneladas de grãos.
Há, também, ferrovias que ligarão Uruaçu (GO), Corinto (MG) e Campos (RJ) com os portos de Vitória (ES) e do Rio de Janeiro. Recife, onde está prevista a chegada da Ferrovia Transnordestina, será o destino de outra estrada de ferro, que se estenderá até Belo Horizonte (MG), via Salvador (BA), passando por Aracaju (SE) e Maceió (AL).
A Região Sul será beneficiada com uma ferrovia que vai de Porto de Rio Grande (RS) até São Paulo, passando por Porto Alegre (RS) e Mafra (SC), de onde será feita uma ramificação até Maracaju (MS).