Jornal Correio Braziliense

Brasil

Defesa Civil de Rio Branco entra em alerta devido à cheia do Rio Acre

Rio ultrapassou os 12 metros, marca a partir da qual a prefeitura da capital acriana aciona um plano de contingência

A Defesa Civil do município de Rio Branco e a do estado do Acre estão em alerta devido à cheia do Rio Acre. Desde a semana passada o nível das águas não para de subir. Na sexta-feira (8/2), o rio ultrapassou os 12 metros, marca a partir da qual a prefeitura da capital acriana aciona um plano de contingência. Na última medição, realizada na manhã de segunda-feira(11/2), o rio já atingia 14,03 metros. Três centímetros acima da cota de transbordamento.

Com a previsão de ter que remover as famílias de bairros onde, historicamente, a cheia do rio costuma causar alagamentos - como Airton Sena, Taquari, Seis de Agosto, Baixada da Habitasa e Cadeia Velha -, a prefeitura de Rio Branco decidiu construir mais 50 abrigos além dos 50 já existentes no parque de exposições Marechal Castelo Branco.

;Já há alguns locais alagados, mas, felizmente, até agora, nenhuma família desabrigada ou desalojada;, disse à Agência Brasil o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, George Luiz Santos.



Segundo a prefeitura, só no bairro Airton Sena, mais de 3 mil famílias moram em áreas de risco. O número foi obtido a partir do cadastro realizado durante o alagamento ocorrido em 2012. O plano de contingência municipal prevê, além do serviço de acolhimento de eventuais desabrigados, a remoção para a casa de parentes das famílias que forem desalojadas.

O nível da água também está sendo monitorado nas cabeceiras do rio, principalmente nos trechos próximos às cidades de Assis Brasil, Xapuri e Brasileia.