Jornal Correio Braziliense

Brasil

CPI do Tráfico de Pessoas quer intensificar investigações na Bahia

Os trabalhos serão retomados nesta quarta-feira (6), após o recesso parlamentar

Na volta aos trabalhos, na próxima quarta-feira (6), depois do recesso parlamentar, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas da Câmara vai intensificar as investigações no estado da Bahia. Para o presidente da comissão, deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), o estado virou ;um fornecedor de matéria-prima humana para exploração;.

A intenção, segundo Jordy, é fazer uma série de reuniões da comissão no estado tendo como ponto de partida o depoimento do casal preso semana passada, pela Polícia Federal, em Salvador, acusado de enviar garotas à Europa para exploração sexual. O requerimento será colocado em votação na próxima quarta-feira. ;Tínhamos uma convicção sólida na CPI de que, no estado da Bahia, várias organizações criminosas estavam atuando;, disse Jordy.

Leia mais notícas em Brasil


[SAIBAMAIS]Segundo ele, depois do episódio da doação ilegal de crianças no município baiano de Monte Santo, outras denúncias chegaram ao colegiado. ;Essa prática do tráfico de pessoas na Bahia vai além do que poderia parecer, como apenas um episódio isolado;, frisou o deputado. ;Não há uma única rede [de tráfico de pessoas], mas tudo isso é um mercado humano;, completou.

De acordo com a PF, o casal preso em Salvador convencia jovens baianas a trabalhar em casas de show nas cidades espanholas de Salamanca e Ávila. Cinco brasileiras foram libertadas com a descoberta da quadrilha e estão sob custódia das autoridades da Espanha.