Nesta quarta-feira (30/1) foi realizada, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS), uma videoconferência, reunindo especialistas de hospitais do país e do exterior para troca de experiências no tratamento de pacientes com problemas respiratórios e queimaduras. A decisão de utilizar o sistema é beneficiar as vítimas do incêndio da boate Kiss - ocorrido na madrugada do último domingo (27), em Santa Maria (RS).
Nesta primeira videoconferência participaram especialistas brasileiros dos Hospitais de Excelência da área respiratória e de ventilação da Unicamp, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e das unidades internacionais de San Diego e Miami (Estados Unidos) e Iraque. A ideia é que as conferências continuem a partir dessa quinta-feira (31/1) com a discussão de outros temas, como infecções e queimaduras.
Por problemas de conexão, os especialistas das unidades hospitalares do Canadá e Argentina não participaram nesta etapa.
;Alguns casos específicos serão abordados, mas haverá, principalmente, uma troca de informações e experiências em busca de um atendimento cada vez mais qualificado e de qualidade, para que possamos oferecer as melhores opções terapêuticas desses pacientes que ainda estão internados;, informou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.