Jornal Correio Braziliense

Brasil

Com mais três corpos identificados, sobe para 234 o número de mortos no RS

O enterro da maior parte das vítimas deverá ocorrer no cemitério municipal, mas ainda não há previsão de horário para o adeus

Durante a madrugada desta segunda-feira (28/1), mais três mortes foram confirmadas na tragédia de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, de acordo com a Polícia Civil. Com isso, sobe para 234 o número de vítimas fatais do incêndio na boate Kiss. No entanto, as autoridades estão reunidas neste momento para fazer uma recontagem e verificar se os nomes divulgados já configuram a lista oficial de mortos, divulgada pela Secretaria de Seguranção do estado, que continha 231 nomes. Uma coletiva à imprensa será dada às 9h.

Velórios coletivos foram realizados tanto no Centro Desportivo Municipal (CDM) quanto nos cemitérios da cidade. Nesta manhã, a movimentação foi menor, pois vários familiares e amigos das vítimas voltaram para casa, onde vão ser preparar para a despedida ao longo do dia. Um ato ecumênico está previsto para ocorrer a partir das 8h, em Santa Maria. A celebração será feita pelo arcebispo da cidade, dom Hélio Adelar Rupert, no CDM.

O enterro da maior parte das vítimas deverá ocorrer no cemitério municipal, onde o Exército trabalha para abrir as covas. Ainda não há previsão de horário para o adeus aos mortos, em sua maioria, asfixiados com a fumaça do incêndio. Muitos falecidos foram levados para outras cidades próximas e para Porto Alegre (RS).



Investigação

O depoimento de um dos donos da boate deve ser retomado ainda hoje, de acordo com informações da Polícia Civil. O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul informou, por meio de nota, que estará mobilizado em Santa Maria para, em um primeiro momento, prestar toda solidariedade à comunidade santa-mariense e, também, apurar as eventuais responsabilidades pelos fatos ocorridos.

[SAIBAMAIS]Luto pelo país

O Palácio do Planalto decretou no país em memória às vítimas do incêndio De tarde, as bandeiras na Esplanada dos Ministérios e no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, estavam a meio mastro. O prefeito de Santa Maria (RS), Cezar Schirmer, decretou luto oficial de 30 dias na cidade.

A tragédia também foi recebida com pesar na capital federal. O Governo do Distrito Federal (GDF) decidiu . Em nota oficial, o GDF disse que "o governador lamentou o ocorrido no Rio Grande do Sul" e que este é um domingo de tristeza para todo o povo do Distrito Federal.

A notícia também . O espanhol El País, o argentino Clarín, o francê Le Monde e dezenas de periódicos deram destaque para a maior tragédia no estado brasileiro. Os governos do México, Reino Unido e Alemanha se solidarizam com a tragédia em Santa Maria e divulgaram notas de pesar às famílias das vítimas.