Jornal Correio Braziliense

Brasil

Lei Seca pune 300 motoristas em SP e RJ e bate recorde em flagrantes

Rio de Janeiro e São Paulo apertam o cerco no primeiro feriado depois do endurecimento das regras para quem dirige alcoolizado

O primeiro feriado sob as novas regras da Lei Seca foi marcado pelo excesso de multas aplicadas a motoristas embriagados no Rio de Janeiro, onde uma grande operação foi montada pelo governo do estado na noite de Natal. Os agentes da Lei Seca multaram 233 motoristas e recolheram 22 carros na capital fluminense entre a noite de segunda-feira e a madrugada de ontem. Em São Paulo, foram 62 pessoas penalizadas por dirigirem alcoolizadas, totalizando quase 300 multas em uma única noite nas duas maiores cidades do país.


A Lei Seca está em vigor há quatro anos, mas desde a última sexta-feira passou a ser mais rígida. Entre as mudanças está o aumento da multa para quem for flagrado na direção sob o efeito de álcool. O valor, que até então era de R$ 957, passou para R$ 1.915. Outra mudança está relacionada ao método usado pelos agentes para identificar se o motorista está embriagado.