Uma semana após o lançamento de uma nova campanha publicitária, o Ministério da Justiça constatou um aumento de 14% na entrega voluntária de armas em relação à semana anterior, quando foram recolhidas 445 armas. Na última semana, o ministério contabilizou 509 armas de fogo entregues pela população em quase todo o país.
A nova peça publicitária sobre a Campanha Nacional do Desarmamento apresenta uma abordagem mais emocional, com depoimentos baseados em casos reais de pais e mães que perderam os filhos em acidentes ou brigas. Ela também tem o objetivo de conscientizar a população para os riscos de ter uma arma de fogo em casa.
O ranking de entrega de armas é liderado pelo estado de São Paulo, com 149 unidades. O Rio Grande do Sul recolheu 82 e Minas Gerais, 66. São Paulo também ocupa a primeira posição na lista nacional, em números absolutos (17.759), desde a edição da campanha de 2011.
Ao todo, são mais de 2.100 postos distribuídos pelo país, que estão habilitados para o recebimento de armas, garantido sua inutilização no ato da entrega e encaminhando-a para a destruição. Para obter mais informações de como entregar a arma de fogo e onde estão localizados os postos de coleta, o cidadão pode acessar a página da Campanha Nacional do Desarmamento no endereço: www.entreguesuaarma.gov.br.