Houve uma piora no estado clínico do arquiteto Oscar Niemeyer, 104 anos, que está internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro desde o último 2/11. As notícias desta noite de quarta-feira (5/12) é de que o estado de saúde dele continua muito grave.
De acordo com o boletim médico divulgado nesta quarta-feira (5/12), o arquiteto teve uma infecção respiratória, respira com a ajuda de aparelhos e encontra-se sedado.
Nessa terça-feira (4/12) o hospital já havia divulgado que o estado clínico de Niemeyer inspirava cuidados após a piora nos exames laboratoriais.
O arquiteto foi internado em 2 de novembro com um quadro de desidratação que afetou a função renal. Entre 16 e 19 de novembro, o arquiteto sofreu duas hemorragias digestivas, que foram controladas pela equipe médica.
Esta é a terceira vez que o arquiteto é internado neste ano. Em abril, ele teve de ser hospitalizado em função de uma pneumonia. Em outubro, Niemeyer apresentou problemas de desidratação que refletiram nas funções renais. No ano passado, o arquiteto passou por uma cirurgia para a retirada da vesícula e de um tumor no intestino. Na ocasião, uma infecção urinária fez Niemeyer ficar 12 dias internado.