De acordo com o boletim médico do hospital, Niemeyer está lúcido, conversa com os familiares e se alimenta normalmente. Segundo o médico que acompanha o arquiteto, Fernando Gjorup, o estado clínico do paciente é estável e exige cuidados apenas por causa da idade avançada. A unidade se comprometeu a divulgar outro relatório até o fim do dia hoje. A expectativa é de que ele seja liberado apenas na próxima semana. Nascido em 1907, Niemeyer vai completar 105 anos em 15 de dezembro.
A última internação de Niemeyer ocorreu em 2 de maio deste ano, quando ele permaneceu 16 dias hospitalizado ; 10 deles na Unidade Intermediária (UI) ;, com pneumonia e desidratação. O tratamento foi realizado com antibiótico venoso e soro. Durante esse período, Niemeyer chegou a falar com seu neto, Kadu Niemeyer, que queria receber alta logo para cuidar de projetos. Atualmente, há 20 obras dele em construção espalhadas pelo mundo. Em maio, ele também ficou no Hospital Samaritano e foi tratado pelo mesmo médico.
Em julho do ano passado, a única filha do arquiteto modernista, Anna Maria Niemeyer, morreu aos 82 anos, vítima de enfisema pulmonar. Anna era arquiteta e designer de interiores. Herdeira de um dos maiores profissionais da área, ela começou a trabalhar com o pai ainda jovem. Deixou cinco filhos.
Repercussão
A internação do arquiteto ganhou repercussão internacional. A notícia de que ele se encontra hospitalizado no Rio de Janeiro aparece com destaque na página principal da edição on-line do jornal espanhol El País. ;Niemeyer é conhecido internacionalmente por ser autor dos principais edifícios de Brasília, a capital do país inaugurada em 1960, e de dezenas de obras em outras cidades do mundo;, afirma a reportagem, que cita outra internação de Niemeyer, em abril de 2011. Na capa da publicação, há uma foto do arquiteto.
O Diário de Notícias, de Portugal, também acompanha a evolução do estado de saúde do brasileiro. Em espaço dedicado na edição on-line, o jornal escreveu que ;em maio deste ano, Niemeyer, considerado um dos principais nomes da arquitetura mundial, passou 16 dias no mesmo hospital, devido a uma pneumonia e desidratação.; As informações estão na página principal do Diário de Notícias.
Inovação
A tendência é reflexo das grandes inovações técnicas que começaram a surgir já no fim do século 19. Materiais como aço e o concreto armado deram aos arquitetos possibilidades inéditas de criação. Foi com o segundo material que Niemeyer desenvolveu seu estilo e as principais obras. Ele é considerado o primeiro a desenvolver curvas com o concreto armado. Em Brasília não faltam exemplos: Museu Nacional, Catedral Metropolitana e Ponte JK, entre outros.