Jornal Correio Braziliense

Brasil

Operação do Bope termina com cinco suspeitos mortos no morro do Juramento

Uma operação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) no morro do Juramento, no subúrbio do Rio de Janeiro, terminou com cinco pessoas mortas neste sábado (13/10). Suspeita-se que as vítimas são os traficantes que fugiram das favelas de Manguinhos, Jacarezinho, Mandela e Varginha. O motivo da fuga é que a partir deste domingo essas favelas terão o início do processo de pacificação.

A operação teve início depois que o Bope recebeu a denúncia de que os traficantes estariam seguindo para a região do morro do Juramento. Ao chegar no local, policiais e suspeitos trocaram tiros. Os suspeitos baleados chegaram a dar entrada no Hospital Getúlio Vargas, mas morreram.

O Bope estava monitorando a movimentação de traficantes deste a última sexta-feira devido a operação de pacificação que terá início amanhã. Durante a operação, os policiais ainda apreenderam armas, como uma submetralhadora, três pistolas e três granadas.



Após a ocupação, o Rio de Janeiro terá 30 UPP instaladas nas favelas, uma estratégia de segurança iniciada em 2008. No total, 6.770 policiais atuam nas UPP. O governo espera alcançar 40 até 2014.