Jornal Correio Braziliense

Brasil

Investimento no professor colabora para bons índices de escolas

Investimento na capacitação de um corpo docente qualificado, reforço escolar, atividades de complementação, além de uma grade curricular diferenciada e bons gestores, são alguns dos elementos que contribuem para o desempenho acima da média das escolas brasileiras no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os dados de 2011 referentes ao ensino fundamental, divulgados na terça-feira pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revelaram resultados acima da média nacional em 11 unidades da Federação. Há boas práticas espalhadas por todo o país. No Distrito Federal, as duas primeiras colocadas no ranking estão no Plano Piloto e são públicas. Para o doutor em educação e professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) Ocimar Munhoz Alavarse, instituições com altas notas em avaliações tendem a apresentar elementos em comum. %u201CEntre os fatores que ajudam as escolas, estão a liderança do diretor, que pode impulsionar a instituição mesmo sem as condições econômicas favoráveis; um corpo de professores o mais estável possível, já que os melhores resultados vêm de escolas onde os docentes estão há mais tempo; e a boa capacidade de planejamento, com foco na aprendizagem dos alunos%u201D, resume. Remi Castioni, professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), garante que colégios com maior participação dos pais costumam ter melhores resultados. %u201CA escola precisa incentivar essa participação, por meio dos conselhos escolares. Com um projeto pedagógico atrativo, o envolvimento do professor também é garantido%u201D, analisa o especialista.