Jornal Correio Braziliense

Brasil

Ouro Preto celebra 300 anos da paróquia de Nossa Senhora do Pilar



De acordo com a Cúria, as comemorações do 24; Jubileu de Nossa Senhora da Boa Viagem vão ter a tradicional procissão com a imagem da protetora da capital, missas, apresentação de corais e caminhadas, além de outras atividades presididas pelo arcebispo e celebradas pelo pároco da Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem, Francisco Júnior de Oliveira Marques. O padre conta que haverá missas às 7h, às 9h e às 11h. Às 13h30, sairá da Paróquia São José, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a tradicional carreata em direção à capital, com a imagem transportada por um carro do Corpo de Bombeiros.

Depois da recitação do terço no terreno da futura Catedral Cristo Rei, os fiéis seguirão para a Praça Rio Branco (em frente ao terminal rodoviário), no Centro de BH. Um dos momentos mais esperados terá início às 17h, com a recepção da padroeira e procissão luminosa até a Catedral da Boa Viagem. Os festejos terminarão com missa campal na área externa da Boa Viagem, com início previsto para às 18h.

Serra da Piedade

No alto da serra, comunhão com a religiosidade e natureza. Haverá celebração religiosa também no Santuário de Nossa Senhora da Piedade (padroeira de Minas), em Caeté, na RMBH. Rapazes e moças da arquidiocese realizarão a 17; Peregrinação da Juventude, que reuniu, no ano passado, cerca de 6 mil pessoas. Desta vez, conforme os organizadores, a romaria dos jovens tem a importante tarefa de prepará-los para a Semana Missionária, evento que antecede a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 e vai unir milhares de católicos, de diversos países, em BH, no período de 16 e 21 de julho do ano que vem. A programação vai das 8h às 14h.