Jornal Correio Braziliense

Brasil

Dom Eugenio Sales é sepultado em cripta da Catedral Metropolitana

Após uma procissão na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, o corpo do cardeal dom Eugenio Sales foi enterrado na tarde desta quarta-feira (11/7) em uma cripta no subsolo da catedral. Dom Eugenio foi sepultado no mesmo local que seu antecessor, o cardeal dom Jaime Câmara, morto em 1971. Na mesma galeria, também foi enterrado o monsenhor Ivo Antonio Calliari, idealizador da Catedral do Rio.

Desde a noite de terça-feira (10), centenas de fiéis foram até o santuário onde o corpo do cardeal era velado. Missas foram realizadas de duas em duas horas e coroas de flores, vindas de paróquias de todo o Brasil, homenegeavam a trajetória de dom Eugenio.



Entre as autoridades presentes no enterro, estavam o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes e o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, representando a presidente Dilma Roussef.

[SAIBAMAIS]Dom Eugenio morreu na noite de segunda-feira (9) após problemas cardíacos, em sua casa no Rio de Janeiro. Ele era o cardeal mais antigo da Igreja Católica no Brasil, o título lhe foi concedido em 1969, pelo papa Paulo VI. Sales foi arcebispo de Salvador no final da década de 60 e se tornou arcebispo do Rio de Janeiro em 1971. Ele ficou no cargo até 2001 quando, já com 80 anos, teve seu pedido de renúncia aceito pelo papa João Paulo II.