A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) de Minas Gerais vai pedir à polícia que investigue como o relógio com o cronômetro da Copa do Mundo, localizado na Praça da Liberdade, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, foi hackeado nessa quinta-feira (5/7). No televisor localizado na parte de baixo da escultura foi exibida a frase ;É com essa tecnologia que vocês querem fazer a Copa??;.
A mensagem foi exibida na tela por cerca de uma hora. De acordo com a assessoria da Secopa, tão logo o órgão foi informado sobre a falha o equipamento foi desligado. Não foi informado quando ele será ligado novamente.
A assessoria da Secopa não soube dar detalhes da ação e disse que esta é a primeira vez que ocorre uma invasão deste tipo. Por meio do Twitter, o assunto foi rapidamente comentado. ;Belo Horizonte ta tao avacalhada, q hackearam o relogio da copana praca da liberdade!” (sic), disse uma internauta.
Nessa quarta-feira, um internauta postou no microblog que a senha de acesso ao sistema do relógio estava visível no equipamento. ;A senha do TeamViewer do relógio da copa tá escancarada aqui de novo;;. O TeamViewer é um software que permite acesso remoto a dispositivos digitais. A Secopa disse desconhecer tal informação.