Rio de Janeiro ; Uma operação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), do governo do estado, resultou na autuação de duas empresas por distribuição de combustível adulterado. A ação foi feita nesta quarta-feira (4/7), no bairro Jardim Primavera, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
O coordenador da Cicca, coronel José Maurício Padrone, explicou que o alvo era uma empresa que comprava combustível na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), da Petrobras, e depois misturava com solvente.
;O caminhão saía lacrado da Reduc, com combustível bom, que depois era misturado, dentro da empresa, com solvente. O posto de abastecimento, de boa fé, comprava sem saber que estava levando produto adulterado. E quem acabava sofrendo com isso era o consumidor, pois o solvente prejudica o motor.; No local foram apreendidos 5 mil litros de combustível, que serão descartados.
Em outra distribuidora, na mesma rua, foram flagrados dois caminhões-tanque, com 27 mil litros de álcool anidro. Segundo Padrone, provavelmente o produto seria misturado à gasolina, em quantidade maior que a especificação recomendada, com objetivo de fraude.
[SAIBAMAIS]Os veículos foram lacrados e colocados à disposição da Justiça. Na empresa havia tanques em péssimo estado de conservação, com cerca de 500 mil litros de combustível, que estavam vazando para o solo, contaminando o meio ambiente.
No mesmo bairro, uma terceira empresa, que fabricava produtos de limpeza sem autorização, também foi notificada, pois usava produtos danosos ao ambiente, como cloro e soda cáustica.