Jornal Correio Braziliense

Brasil

OAB pede delegado especial para acompanhar assassinato de pernambucano

A Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Pernambuco solicitou ao governador Eduardo Campos que requeira ao Governo do Estado da Bahia a designação de um delegado especial da Polícia Civil para comandar o inquérito sobre assassinato do pernambucano José Leonardo da Silva. Ele e o irmão gêmeo José Eduardo da Silva voltavam de uma festa quando foram abordados e agredidos. O crime, com suspeita de motivação homofóbica, aconteceu no dia 24 de junho, em Camaçari, na Bahia.

O presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, Jayme Asfora, é importante que a investigação e punição dos culpados seja feita de forma exemplar como uma forma de combate à homofobia e à violação dos direitos humanos em todo o país.



O requerimento pede, ainda, que a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco acompanhe, com máximo rigor, a apuração do crime e que seja pedida ao Governo da Bahia a sua intercessão junto ao procurador-geral de Justiça (MP) da Bahia para garantir que seja nomeado também um promotor especial para atuação no caso.