Comunidades pobres da Amazônia, que exploram a riqueza da floresta, vão receber recursos para o desenvolvimento de suas atividades econômicas sustentáveis. Contrato no valor de R$ 25 milhões foi firmado entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e a Fundação Banco do Brasil (FBB) durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio%2b20, encerrada na última sexta-feira (22/6), e divulgado hoje (25) pelo BNDES.
De acordo com Lins, os projetos aprovados terão monitoramento constante. O acompanhamento, com assistência técnica, será feito por uma unidade especializada, seja da própria Fundação Banco do Brasil ou uma organização com experiência, localizada na região. O contrato contemplará projetos com duração até dois anos.
Este é o terceiro acordo de cooperação entre o BNDES e a FBB, mas o primeiro com recursos do Fundo Amazônia. Os anteriores, assinados em 2009 e 2010, tiveram como aportes do BNDES recursos não reembolsáveis provenientes do Fundo Social do banco.