Jornal Correio Braziliense

Brasil

Instituições de ensino superior declaram greve por tempo indeterminado

Os professores das instituições federais de ensino superior (Ifes) deflagraram greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira (17/5), segundo anúncio do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).

A decisão foi tomada no sábado (12/5) e a greve foi aprovada sem voto contrário. A reunião contou com a presença de 60 representantes de 43 Ifes. No momento da votação, estavam presentes docentes de 36 instituições. Os docentes reivindicam a reestruturação da carreira - prevista em acordo firmado em 2011 e, segundo alegam, descumprido pelo governo federal.

A categoria pede carreira única com incorporação das gratificações em 13 níveis remuneratórios, variação de 5% entre níveis a partir do piso para regime de 20 horas correspondente ao salário mínimo do Dieese (atualmente calculado em R$ 2.329,35) e percentuais de acréscimo relativos à titulação e ao regime de trabalho. A Andes deverá divulgar um balanço com as instituições que aderiram a greve neste início da tarde.