Jornal Correio Braziliense

Brasil

Paraná adere ao Plano Viver sem Limites, destinado a pessoa com deficiencia

Curitiba ; A ministra Maria do Rosário Nunes, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, participou na tarde desta segunda-feira (7/5), em Curitiba, de uma reunião de trabalho com representantes dos ministérios da Educação; Saúde; Assistência Social; Cidades e Ciência e Tecnologia para discutir ações do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência ; Viver sem Limite. ;Hoje estamos levantando dados para anunciar a adesão do Paraná ao plano no próximo dia 13 de agosto;, informou a ministra.

Segundo ela, cada estado brasileiro terá um pacto próprio, valorizando as iniciativas tomadas pelo governo, prefeituras e sociedade em benefício da dignidade dos direitos da pessoa com deficiência. Os recursos de cada estado estão sendo levantados em todo o país. A próxima reunião será no Rio Grande do Norte.

A ministra disse que um primeiro balanço sobre a adesão ao plano será apresentado em junho e uma segunda fase, em dezembro de 2012, na 3; Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, em Brasília, que terá como tema Um Olhar Através da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da ONU: Novas Perspectivas e Desafios.

O Viver Sem Limite tem metas para serem alcançadas até 2014, com previsão orçamentária de R$ 7,6 bilhões. As ações previstas estão sendo executadas em conjunto por 15 órgãos do governo federal, sob a coordenação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 45,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, o que corresponde a 23,91% da população brasileira.