Curitiba ; As ações do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência ; Viver sem Limite serão apresentadas nesta segunda-feira (7/5) pela ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a representantes de secretarias responsáveis pela condução de políticas para pessoas com deficiência no Paraná.
A ministra faz palestra às 14h, no Palácio das Araucárias. Os participantes do encontro terão a oportunidade de conhecer também projetos dos ministérios da Educação, Saúde, do Desenvolvimento Social, das Cidades e da Ciência, Tecnologia e Inovação para o Viver sem Limite. O governo paranaense terá um prazo para assinar o termo de adesão ao programa. O plano Viver sem Limite foi lançado pela presidente Dilma Rousseff em novembro do ano passado, com ações estratégicas em educação, saúde, cidadania e acessibilidade.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 45,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, o que corresponde a 23,91% da população brasileira. Com o Viver sem Limite, o governo pretende promover a inclusão social e a autonomia da pessoa com deficiência, eliminando barreiras e permitindo o acesso a bens e serviços.