Com a proximidade das eleições, as pessoas que vão solicitar o título de eleitor ou transferir de seção ou domicílio eleitoral devem se apressar. O prazo para que a documentação seja regularizada termina no dia 9 de maio. As pessoas que precisam do serviço devem comparecer em umas das 151 zonas eleitorais do estado ou no Centro de Atendimento ao Eleitor, localizado no Forte das Cinco Pontas, no Recife. O horário de funcionamento é das 8h às 18h e o título fica pronto na hora.
Para fazer o cadastro eleitoral são necessárias cópias de documento de identidade (RG ou Certidão de Nascimento) e de comprovante de residência com data recente (com vencimento até um ano), no nome do requerente, dos pais ou filho(a). Quando o comprovante de residência estiver com o nome da esposa/marido, o cônjuge que não possuir comprovante em seu nome deverá apresentar a cópia da certidão de casamento. Os requerentes do sexo masculino, com idade acima de 18 anos, devem apresentar certificado de quitação do serviço militar. Quem vai completar 16 anos até o dia da eleição, também pode dar entrada no título de eleitor.
Os que vão solicitar a transferência do título eleitoral devem apresentar cópias de documento de identidade, comprovante de residência com no mínimo três meses e no máximo 12 meses da data de emissão. A orientação é que as pessoas procurem os postos de cadastramento o mais rápido possível para evitar filas. De acordo com o assessor da corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Orson Lemos, nesta semana a central de atendimento do Recife recebeu cerca de 700 pessoas diariamente. "Este número está repercutindo em todo estado. Olinda recebe cerca de 600 eleitores por dia e Jaboatão 500. É bom que procurem os cartórios logo porque não haverá prorrogação do prazo", disse Lemos.
Com o intuito de agilizar o processo, o eleitor pode ainda fazer a pré-inscrição pela internet. Através do serviço ;Titulo Net;, no portal do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.jus.br), o votante pode preencher os formulários e consultar a documentação necessária. Depois de fazer a solicitação pela internet, os eleitores devem ir às unidades de atendimento da Justiça Eleitoral, munidos da documentação exigida, para receber o título. Se o eleitor fizer o requerimento pela internet e não comparecer ao cartório, a inscrição será invalidada.