Jornal Correio Braziliense

Brasil

Piloto australiano morre em acidente de asa delta em Carmo do Rio Claro

O acidente aconteceu logo na decolagem de Seib, que era piloto oficial da empresa Moyes Delta Gliders

Um piloto australiano morreu em um acidente de asa delta no Super Race Brasil - Campeonato Brasileiro de Vôo Livre - que é disputado em Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas. A queda aconteceu na tarde desta quinta-feira (5/4). David Seib, 44, sobrevoava a região da Serra da Tormenta, muito famosa por reunir apaixonados pelo esporte.

Segundo o vice-presidente da Associação Brasileira de Voo Livre (ABVL), Haroldo Castro Neves, o australiano era muito experiente. Ele trabalhava como piloto oficial da empresa Moyes Delta Gliders, umas das principais fabricantes de asa delta da Austrália.

De acordo com Neves, o acidente aconteceu logo na decolagem. ;Não sabemos se foi um erro, distração ou fatalidade;, relata. Assim que tirou os pés do chão, a asa do equipamento usado por Seib enrolou. Ele acabou voltando na direção da montanha e bateu no paredão.

O piloto foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e por um médico ainda no local do acidente e levado para o Hospital Municipal de Campo do Rio Claro. No entanto, morreu ao dar entrada na unidade. Outros dois australianos, amigos de Seib, vieram para o campeonato e tentaram avisar sobre o acidente aos parentes do piloto, porém a diferença de fuso horário dificulta o contato.

Neves informou que há possibilidade de cancelamento do campeonato. As provas de hoje foram suspensas, mas a organização do evento vai se reunir com os competidores para definir sobre o futuro do Super Race Brasil, que já acontece há 10 anos. Sobre os riscos do esporte, Neves afirma que nunca se pode descartar ocorrências. ;O voo livre é um esporte de risco, eventualmente acontecem acidentes;.

Do alto da montanha, cerca de 60 pilotos disputam o campeonato, que tem validade para o Mundial de Voo Livre. O torneio acontece entre os dias 1 e 7 de abril sob a supervisão da ABVL e do Instituto Decolar.