O Comitê de Monitoramento da População em Situação de Rua se reúne na próxima quinta-feira (15/3) para discutir os recentes ataques contra moradores de rua, em Brasília (DF) e Mato Grosso do Sul (MS), e as políticas do governo para combater essas práticas. De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), a ministra Maria do Rosário já convidou os governadores dos dois estados para participar da reunião.
Na manhã do último sábado (10/3), novos atentados contra moradores de rua foram cometidos no DF e em MS. Em Brasília, foram mortos, a tiros, dois moradores de rua, enquanto dormiam sob árvores em Taguatinga. O caso é investigado pela 21; Delegacia de Polícia. No mesmo dia, em Campo Grande (MS), um morador de rua foi amarrado a uma árvore e teve 40% do corpo queimados. Ele está internado.
Há cerca de 15 dias, no DF, um comerciante contratou por R$ 100 um grupo de jovens para queimar dois homens que moravam em frente à sua loja. Uma das vítimas morreu e a outra ainda está internada em estado grave no Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
Ao tomar conhecimento dos atentados, a SDH decidiu antecipar a reunião do comitê, que só iria se encontrar no fim do mês. O órgão reitera que o serviço Disque Direitos Humanos (Disque 100) está apto para receber denúncias de violação dos direitos da população de rua. O telefonema é gratuito e pode ser feito de qualquer lugar do Brasil, de telefone fixo ou celular, com anonimato garantido.