Rio de Janeiro - A população do Rio de Janeiro conta a partir desta quarta-feira (29/2) com atendimento 24 horas no 129, telefone da Central de Relacionamento com o Cidadão da Defensoria Pública do estado. O serviço funcionará inclusive nos finais de semana e feriados.
No novo período de atendimento, das 18h às 9h, terão prioridade casos como internações hospitalares e aqueles relacionados a prisões.
Além disso, a Defensoria Pública vai disponibilizar três atendentes para orientar a população e fazer a triagem dos casos. Para a coordenadora da central, Adriana Quinhões, com a ampliação do horário de atendimento, não serão beneficiadas somente as pessoas assistidas pelo órgão, mas também os defensores.
;A criação deste novo 129 vai facilitar a vida não somente a vida do assistido, dando mais conforto para que ele possa ligar e obter as informações, mas também otimizar o trabalho do defensor;, disse
A Central de Relacionamento com o Cidadão existe há cinco anos e é um serviço gratuito e pioneiro no país. Por dia, são feitos 3 mil atendimentos. Com a ampliação do horário de funcionamento, a expectativa é que semanalmente 90 mil pessoas sejam atendidas e que, nos plantões de finais de semana e feriados, esse número triplique.