Jornal Correio Braziliense

Brasil

Chega ao Rio avião com corpos de militares mortos em incêndio na Antártica

Rio de Janeiro ; O avião da Força Aérea Brasileira Hércules C 130 com os corpos dos dois militares mortos no incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz, no último sábado (25/2), pousou às 8h50 de hoje (28/2) na Base Aérea do Galeão, no Rio. Os caixões foram levados para um hangar onde será realizada cerimônia militar em homenagem ao suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e ao primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos.

O vice-presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Defesa, Celso Amorim, participam da solenidade em que os dois militares mortos serão promovidos por atos de bravura.

A Marinha divulgou nota informando que o militar ferido no incêndio, o primeiro-sargento Luciano Gomes Medeiros, permanece internado em tratamento no Hospital Naval Marcílio Dias. Ele teve queimaduras nas duas mãos e, segundo a Marinha, o estado de saúde do militar é estável.

Ainda de acordo com a nota da Marinha, dos 26 pesquisadores que desembarcaram no Galeão na madrugada de ontem (27/2), os 16 que não moram no Rio de Janeiro foram hospedados em um hotel no centro, de onde partiram em voos comerciais para os locais de destino.

;A gente combateu com neve, a gente combateu com água, a gente combateu com força, a gente combateu com suor, mas (pausa) não foi possível. A gente fez o que era possível. A estação se queimou. Um sonho de muitos. São 30 anos de pesquisas, 30 anos de histórias, 30 anos de resultados;, lembrou o tenente Pablo Tinoco ao desembarcar.