Paris - O escritor libanês Elias Khoury e o editor brasileiro João Baptista de Medeiros Vargens conquistaram o Prêmio Unesco-Sharjah de cultura árabe 2011, informou nesta terça-feira a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Este prêmio recompensa os esforços para a difusão e o conhecimento da cultura árabe no mundo.
Os dois receberão o prêmio das mãos da diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, no dia 27 de fevereiro na sede da organização, em Paris. João Baptista de Medeiros Vargens é editor, autor, tradutor, lexicólogo e professor de língua e civilização árabes. Cada um dos premiados recebe 30 mil dólares.
Foi recompensado "por seu envolvimento no estudo da influência da língua árabe na língua portuguesa, assim como por seu trabalho de promoção da presença da civilização árabe-muçulmana no Brasil e, de maneira mais geral, nos países lusófonos", indicou o júri presidido por Isabella Camera d;Afflito, da Universidade de Roma La Sapienza.
Elias Khoury, escritor, dramaturgo e professor universitário, é autor de uma dúzia de romances, entre eles "Yalo" e "Porta do Sol". Seus livros foram traduzidos a diversos idiomas, entre eles o hebraico. "Seu combate e sua produção literária refletem um intelectual livre que dá voz aos sem voz", considerou o júri.
O Prêmio Unesco-Sharjah para a cultura árabe recompensa duas personalidades, uma originária do mundo árabe e outra de um país não árabe, que tenham contribuído mediante suas obras artísticas, intelectuais ou promocionais para o desenvolvimento e a divulgação do conhecimento da cultura árabe no mundo.