Jornal Correio Braziliense

Brasil

Avião de pequeno porte cai em Cáceres (MT) e deixa três pessoas mortas

Um avião de pequeno porte caiu em uma fazenda próxima à cidade de Cáceres, em Mato Grosso, matando três pessoas, na manhã de ontem. Na aeronave, que estava indo em direção a Cuiabá, estava o ex-deputado estadual Antônio Carlos Lopes do Amaral e que estava no comando do aparelho, segundo informações do Corpo de Bombeiros. Até o fim da tarde de ontem não havia pistas do que poderia ter provocado o acidente, mas a chuva que caia intensamente na região pode ter sido um dos fatores.

Pelas informações preliminares do Corpo de Bombeiros, as três vítimas estavam com diversos ferimentos e algumas delas foram encontradas longe dos destroços, o que mostra a violência da queda. A hipótese mais provável é de que a aeronave tenha caído de bico quando Lopes do Amaral tentou fazer um pouso forçado. Além do piloto, só foi identificada outra pessoa, um motorista do ex-deputado, chamado João Batista. O terceiro homem não foi identificado por falta de documentos. Equipes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) do estado continuavam no local ontem à tarde.

Lopes do Amaral exerceu o mandato de deputado entre 1987 e 1991, sendo que nos dois últimos anos como parlamentar foi presidente do Legislativo. Ele estava se dirigindo para a capital de Mato Grosso, vindo do município de Pontes e Lacerda, quando caiu próximo à Cáceres, no sítio conhecido como São Paulo, cujo proprietário foi quem encontrou os destroços da aeronave e avisou a polícia. Lopes do Amaral havia deixado a política ainda nos anos 1990 para se tornar pecuarista.