Jornal Correio Braziliense

Brasil

Ministro Amorim participa de sobrevoo sobre áreas de risco no Rio

As Forças Armadas estão mais preparadas para auxiliar vítimas de desastres naturais do que há um ano, quando centenas de pessoas morreram no Rio por conta das chuvas de verão. A afirmativa é do ministro da Defesa, Celso Amorim, que se reuniu nesta sexta-feira (13) com o comandante militar do Leste, general Adriano Pereira Júnior, no Rio, para avaliar a situação da chuva que atingiu os estados do Rio, Espírito Santo e de Minas Gerais.

;Claro que sempre existe alguma carência, sempre seria bom ter mais, mas acho que estamos muito mais preparados do que no ano passado e um elemento essencial, por exemplo, é o lançamento de pontes, vamos continuar adquirindo equipamento que nos ajudará. O sistema de alerta também está funcionando melhor, o que possibilitou evitar algumas tragédias;.

Em seguida, Amorim participou de um sobrevoo sobre as áreas de risco de Sapucaia, no centro-sul fluminense,de Itaipava, Friburgo, Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto, na região serrana.

;Essa é uma instrução da presidenta: estarmos presentes e vermos efetivamente o que ocorre. Felizmente, a situação está melhor. Mas precisamos estar preparados e saber de que maneira agir, sempre em coordenação com a Defesa Civil;, explicou o ministro.