Os R$ 75 milhões anunciados nesta quarta-feira (11) pelo governo federal destinados a ações emergenciais nos estados da Região Sudeste fazem parte da medida provisória que reabriu créditos extraordinários no valor de R$ 443,9 milhões destinados ao apoio e a obras preventivas de desastres do Ministério da Integração.
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, informou que o governo federal já analisa os pedidos de recursos dos governadores do Sudeste para reconstrução dos municípios que sofrem prejuízos com a destruição de prédios públicos, estradas e pontes.
;Os estados começam a colocar seus pleitos para obras de reconstrução e o governo analisa essas solicitações. São recursos para recuperação de estradas, prédios públicos. Em breve, anunciaremos os valores a serem repassados para essas obras de reconstrução. Acredito que no início da semana esses números estejam definidos;, disse o ministro. Os créditos liberados hoje destinam-se a ações emergenciais como aquisição de alimentos e destinação de abrigos para os que perderam ou tiveram que abandonar suas casas.
[SAIBAMAIS]Segundo ele, a determinação da presidenta Dilma Rousseff é haja dinheiro para socorrer os estados. ;A presidenta tem dito que não faltarão recursos;, enfatizou Bezerra.
Até o momento, o governo federal enviou 8 mil cestas básicas, 15 toneladas de medicamentos e 300 barracas para os estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo.