Jornal Correio Braziliense

Brasil

Estiagem no Rio Grande do Sul afeta 460 mil pessoas, diz Defesa Civil

O último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul informa que subiu de 102 para 106 o número de municípios do estado que decretaram situação de emergência ou calamidade em decorrência da estiagem que atinge a região. O governo estima que 460 mil pessoas foram afetadas pelos efeitos da seca até o momento.

Além do Rio Grande do Sul, a estiagem atinge também Santa Catarina e o Paraná. A escassez de chuvas já preocupa os governos estaduais e deverá afetar a produção agrícola local. Até o momento, 63 municípios catarinenses decretaram situação de emergência, e a Defesa Civil estima que 407 mil pessoas tenham sido afetadas pelo problema.

No Paraná, nenhuma cidade está oficialmente em estado de emergência, mas a Defesa Civil do estado contabiliza nove municípios com problemas pela falta de chuvas: Barracão, Bom Jesus do Sul, Capanema, Capitão Leônidas Marques, Nova Esperança do Sudoeste, Pinhal de São Bento, Pranchita, Rio Bonito do Iguaçu e Santo Antônio do Sudoeste. Estima-se que 76 mil moradores desses locais tenham sido afetados pela estiagem.