Jornal Correio Braziliense

Brasil

Complexo do Alemão recebe um Centro de Referência da Juventude

Os moradores do Complexo do Alemão, na Penha, zona norte do Rio de Janeiro, receberam nesta quarta-feira (19/10) uma unidade do Centro de Referência da Juventude (CRJ). O projeto é uma parceria dos governos federal e estadual para preparar os jovens de comunidades pacificadas para o mercado de trabalho, oferecendo cursos de capacitação profissional. As inscrições para os cursos começam amanhã (20).

O Centro de Referência está instalado na Estação Alemão do teleférico no complexo de favelas. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Tereza Campello, que participou da inauguração do espaço, disse que o projeto é de inclusão produtiva e que vai servir de exemplo para o restante do país.

;O projeto é fundamental, estamos aqui no meio da comunidade articulando várias ações. Vai ser um espaço de convivência, um espaço de inclusão produtiva, que é uma das agendas estratégicas do Brasil, não só para a população mais pobre, mas também para a juventude;, disse Tereza.

Segundo o secretário de Assistência Social do estado, Rodrigo Neves, até 2015 todas as áreas pacificadas receberão centros semelhantes. O investimento no Alemão soma R$ 1,5 milhão.

Para Matheus Victorino, de 15 anos, morador da comunidade, o Centro de Referência da Juventude ;é uma grande oportunidade para os jovens da comunidade conseguir um emprego e crescer na vida;.

A unidade vai oferecer 500 vagas divididas em três turnos em cursos variados, como assistente administrativo, cabeleireiro e manutenção de computadores.