Jornal Correio Braziliense

Brasil

Mercadante quer despertar interesse por carreira de cientista entre jovens

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, disse nesta sexta-feira (14/10) que é preciso incentivar o interesse pela carreira de cientista entre crianças e adolescentes brasileiros. ;Eu não tenho nada contra isto;, acrescentou Mercadante ao se referir às atividades como de modelo, participante de reality show, jogador de futebol ou integrante de grupo de pagode. ;Quem estuda na vida escolhe o que vai ser depois. Não vai ser escolhido;, destacou ele durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da EBC Serviços e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

O ministro recomendou aos pais que estimulem os filhos a estudar, que participem da rotina escolar e que levem as crianças e os adolescentes à 8; Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, entre os dias 17 e 23, no canteiro central da Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Segundo Mercadante, essa é uma oportunidade para despertar interesse de crianças e adolescentes por assuntos científicos. A quem visitar a mostra de ciência, o ministro promete um ;passeio pelo futuro;. A organização da feira prevê a participação de 642 instituições (de 429 cidades) e a promoção de quase 9,5 mil atividades.

Em destaque, estão as atividades ligadas à mudança climática, aos desastres naturais, e à prevenção de risco, tema central da semana. ;Queremos envolver as escolas nesse trabalho para compreender que o clima está alterando [nossa rotina];, disse o ministro durante o programa, ao explicar que o envolvimento dos estudantes favorece no futuro uma ;cultura de prevenção;, necessária ao país.

Além das mudanças climáticas, a 8; Semana Nacional de Ciência e Tecnologia quer chamar a atenção para a importância da química para o bem-estar da humanidade. Conforme recomendação das Nações Unidas, 2011 é o Ano Internacional de Química.

A Sociedade Brasileira de Química e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação estão distribuindo 25 mil kits (com soluções químicas, recipientes e medidores) a alunos do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental de escolas públicas. A ideia é que eles coletem amostra de água de fontes naturais, meçam a contaminação da água (por meio da acidez verificada no PH) e lancem dados no portal quint.sbq.org.br/qni.

As informações consolidados farão parte do banco de dados virtual Global Experiment Database, criado pela União Internacional de Química Pura e Aplicada e pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura.

Na segunda-feira (17), no Morro do Alemão, na zona norte no Rio de Janeiro, Aloizio Mercadante se encontra com o cientista Martin Chalfie,ganhador do Prêmio Nobel de Química em 2008, para lançar a campanha de coleta de amostras de água.