São Paulo ; A Defesa Civil da capital paulista decretou estado de atenção na tarde desta sexta-feira (23) por causa da baixa umidade do ar, em torno de 28%. O órgão informa que a falta de chuvas dificulta a dispersão dos poluentes e propicia o surgimento ou agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares.
A Defesa Civil recomenda que se evite a prática de exercícios físicos das 11h as 15h, consumir bastante água e procurar abrigo do sol. Sem esses cuidados, o órgão alerta que algumas pessoas, em especial idosos e crianças, podem sofrer com irritação dos olhos, espirros, tosse, dificuldade para respirar, além de ressecamento do nariz e da garganta.
A umidade da cidade de São Paulo deve voltar a subir durante a noite com a chegada de uma frente fria que provocará pancadas de chuva isoladas. As chuvas devem aumentar de intensidade durante a madrugada e perder força no sábado (24). A mudança no tempo deverá provocar uma queda nas temperaturas, que ficarão entre 14 graus Celsius (;C) e 21;C.